O que vão fazer à tarde?
Não sei se há por aí pessoas sem saber o que fazer com os filhos, mas hoje, às 16.00, estreia o espetáculo "Cantastórias - De Cor e Salteado", da autoria de Margarida Fonseca Santos (com orquestrações de Francisco Cardoso), no Cine-Teatro Gymnasio, na rua da Misericórida, 14, 2.º andar (quem vai do largo do cauteleiro para o Camões à esquerda), em Lisboa.
Não podemos ir hoje, tenho deveres profissionais a cumprir, mas no próximo (7 de junho) pretendo fazer uma pequena excursão ate lá, com a Francisca a tiracolo. É para o público pré-escolar e do 1.º ciclo, mas no primeiro espectáculo, em 2009, a Madalena ainda não tinha três anos e adorou. Acho que nestas coisas o melhor mesmo é contar com a sensatez dos pais. Se acham que os filhos se aguentam à bomboca, nada como experimentar (são 7,5 euros cada entrada).
Estou a falar disto porque me pediram mas totalmente à vontade, porque guardei o mail com a data de estreia do espetáculo a pensar em ir ver. Reparei entretanto que estava a trabalhar e abri finalmente o mail à procura de outras datas. Qual não é o meu espanto quando vejo que começa com um "olá, Lina" e não se tratava de um dos mil press releases que recebo todos os dias. Sou muito sensível às pessoas que me tratam pelo nome. A pessoa escrevia sobre o espectáculo, dava mais detalhes e respondi-lhe a contar que já ia escrever sobre o assunto. E ia.
Não porque seja uma foca amestrada que carrega o blogue de informação que nem sabe do que se trata, mas porque sei que estes espectáculos têm cabeça-tronco-e-membros. por que estou a melgar as pessoas que aqui passam, algumas ao engano, com isto? Porque acho bem que saibam quando estou a escrever sobre coisas que não saem exclusivamente da minha cabeça só porque sou genial. Podia ser, é certo, e ai de quem diga o contrário. Mas não é o caso. Portanto, e para recapitular e ir à chicha:
"Cantastórias - De Cor e Salteado" é um espectáculo musical para miúdos a partir dos três anos que se veem perante um dilema: o que é mais importante? Música, matemática, língua portuguesa... A autora é a Margarida Fonseca Santos, cujo nome já vimos em livros infantis e é o cérebro atrás do blogue Histórias em 77 Palavras.
Há mais três oportunidades, em Lisboa: 7 de junho ('tamos lá!), 4 de outubro (dia de anos da Chica! Eh eh) e 6 de dezembro. Sempre ao sábado, sempre às 16.00 (estou a citá-la, Ana).
A outra boa notícia é que o mesmo espectáculo vai passar por Olhão, Maia e Aveiro (porque as cenas fixes não acontecem só na capital).