Febre de podcasts
Para quem pensava, e eu cheguei a pensá-lo, que a rádio de autor estava morta, os podcasts são tão boa notícia como os All Star voltarem a estar na moda: um alívio. Deixo os meus preferidos:
1 - Fala com Ela.
É o programa de entrevistas da Inês Menezes na Radar e é uma excelente companhia para correr. Claro que há conversas mais interessantes, conversas menos interessantes, convidados que me agradam mais e outros que nem tanto, mas, regra geral, acabo sempre contente.
2 - This American Life.
É possível que este seja um dos podcasts mais populares do mundo. Depois de ter sabido da sua existência vagamente, foi o entusiasmo do meu amigo Rui que me convenceu a dar-lhe uma chance a sério. E é incrível. Já ouvi uma hora de gente a falar sobre coincidências como se estivesse a ler a melhor literatura. O melhor, até agora, é o das filhas trocadas na maternidade que só o descobrem 43 anos depois. É tudo verdade, andei a pesquisar.
3 - Governo Sombra.
Habitualmente, adormeço a ver o programa na televisão, por isso ouço-o aos domingos de manhã quando vou correr. É dos meus preferidos, mas tenho de admitir que já esteve mais bem cotado. A concorrência é feroz.
4 - Encontros com o Património.
Este é daqueles programas da TSF que as pessoas amam ou odeiam. Eu adoro. Adoro a maneira como o Manuel Villas-Boas apresenta os convidados e introduz as perguntas, gosto quase sempre dos temas, são sempre viagens sem sair do lugar. Com os "Encontros com o Património" acontece-me o mesmo que com comida boa. Dá-me água na boca.
5 - Biblioteca de Bolso.
Em certo sentido, é como o "Fala com Ela", porque são pessoas a conversar. Neste caso, falam sobre livros marcantes. Fico com a sensação que as pessoas se revelam nas escolhas que fazem, o que é muito giro. Se tiverem uma cabeça muito bem mobilada, como a historiadora de arte Mariana Pinto dos Santos, curadora da exposição de Almada Negreiros na Gulbenkian, uma das últimas convidadas, sai-se ainda mais a ganhar. O programa já existe há uns tempos e estou a gerir os episódios.
6 - Só Neste País.
A semana passada, sem bateria no telemóvel, entre o Porto e Vila Real, calhou ouvir na Antena 1 este "Só Neste País". O tema era "raízes" e não consegui ouvir tudo, mas achei tão bom que assim que tive oportunidade fui à procura e, confirma-se, tem muito potencial.
7 - The Documentary.
Foi um dos primeiros podcasts que descarreguei e gosto muito, mas é daqueles que... depende. Depende do meu interesse no que se conta e na parte do mundo onde se passa. Ouço muitos sobre os EUA, sobre a Europa e, segundo as estatísticas, sou uma fanática pela América Latina. Uma coisa é certa: são todos bons.
8 - Great Lives.
Como o anterior, este também é da BBC. O apresentador convida uma figura notável para escolher uma grande personalidade histórica que é apresentada por um especialista na pessoa, geralmente o seu biógrafo oficial. Já aprendi bastante sobre arte, sobre arquitetura paisagística, sobre Florence Nightingale (que não era enfermeira de ficar à cabeceira dos doentes como diz a lenda) e sobre Churchill. Entre outros.
9 - PBX.
Também é da Inês Meneses, mas com o Pedro Mexia. É uma entrada mais recente nesta lista e ainda não tenho a certeza que esteja nos meus preferidos. Ouvi um, achei muito banal. Ouvi outro, adorei.
10 - 60 Minutes, Serial, The Observatory, Museum of Arts and Design, The History Hour, Economicus, What's the Point e Radio Ambulante.
Outros a que estou a dar uma hipótese.
Algumas boas recomendações por aí? Adorava ouvir sugestões.