Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quem sai aos seus

Um blogue para a Madalena, para a Teresa e para a Francisca.

Está bem, falamos de trabalhos de casa

Fomos avisados na reunião da escola com a professora: a Madalena vai trazer trabalhos de casa às segundas, quartas e sextas. Chocante para dizer o mínimo e nem sou contra os trabalhos de casa nem me vão ver a assinar manifestos contra os TPC. Pelo menos para já. Falamos no Natal quando a carga aumentar para as quatro vezes por semana. Ou na Páscoa quando forem cinco vezes por semana. Vai acontecer. Ela disse-nos. Talvez venha mesmo a ser a mais radical das opositoras aos trabalhos de casa. Para já, como em tudo, só pedia um bocadinho de moderação, porque o assunto, como diz o João, é pertinente.

 

Qual BES, gostava de fazer a distinção entre os bons trabalhos de casa e os maus deveres.

Na minha visão, romântica possivelmente, o TPC útil é aquele que 1) põe o aluno a praticar o que aprende para usar e para ver se percebeu e em quanto tempo; 2) que obriga o aluno a responsabilizar-se por uma tarefa, por mais simples que seja, 3) que é feito sozinho e 4) que está adaptado ao ritmo da escola.

 

Não me parece sensato que se mandem trabalhos para casa se a escola fecha às 19.00 e se muitos meninos ficam por lá até essa hora. Mas numa escola que termina as aulas às 16.30 e em que a maioria sai a essa hora, já me parece razoável que os professores peçam alguma coisa. Mas pedir o quê? Uma cópia à sexta-feira parece-me justo. Embora me estrague o fim de semana, nesta fase têm de praticar. É chato mas mais chato é desaprenderem em dois dias o que lhe levou uma semana a saber. Mas fichas exigentes durante a semana? Não vejo a utilidade. Já tarefas de responsabilidade como encontrarem palavras que estejam a trabalhar, obrigá-los a pesquisar o que estudam já me interessaria mais. Tal como serem ensinados a ler este ou aquele texto. Mas, ok, posso mesmo ter uma visão cor de rosa do assunto. E é um assunto que me preocupa.

 

Faço as contas e acho que ela tem apenas 45 minutos, uma hora no máximo, por dia, para os fazer. É muito? É pouco? Gostava que os pais recebessem orientações dos profes com o tempo que os alunos, por norma, devem dedicar a um exercício. Se tem 20 minutos para fazer um problema, mas só o consegue resolver em 60, tem de praticar mais. Já agora, gostava que essa fosse a única ajuda a dar às crianças.

 

A diretora pedagógica da escola pediu aos pais para se possível não ajudarem as crianças a fazerem os trabalhos de casa. Ela tem razão. "Temos de ver se eles perceberam". Parece-me que tem toda a lógica e acho mesmo que devia ser sempre assim. Mas será? Ou na hora h vou ajudar a Madalena e nem pio?

 

 

PS: Maldita insónia e malditas "Criminal Minds" que me ponho a ver de madrugada e me deixam em sobressalto. Podia mudar de canal? Podia, mas quem é que se consegue separar de um bom doido varrido.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    SerraBrava 18.09.2014

    Já li o "insano" manifesto e, respeitando a classificação de pertinente, o João devia acrescentar que, o assunto, também é de fácil discussão. Por isso, a Ana Maria, pode estar descansada, não estressar e considerar-se uma senhora cheia de sorte. Porque, das duas três; a sua filha está cheia de razão e/ou a Ana Maria é uma felizarda com a sua filha. Parabéns! Passando por cima de uma pequenina divergência (ver assunto mais à frente) devo dizer-lhe que, a detentora deste Blog - a Lina, suponho inferir correctamente - enumerou ao pontos 1 ) , 2) , 3) e 4) , para os TPC úteis. Eu acrescentaria ainda, na continuação das vantagens dos TPC, os seguintes:
    5) nas dificuldades, o aluno, pede ajuda em casa ou a quem estiver por perto; pedir ajuda, ensina a ajudar.
    6) desenvolve hábitos de trabalho individual, aprende a trabalhar em grupo/equipa; como sabemos, nada na vida  é feito sem colaboração de terceiros.
    7) o aluno torna-se autossuficiente e não dependerá do "peixe" que outros lhe pescaram; não conhecerá a cultura miserabilista e mais independente será.
    8) afasta ansiedades desnecessárias e sobra-lhe tempo para "cultivar" o físico; brincadeiras e passatempos descontraídos, já que tem o sentimento do dever cumprido!
    9) TPC feito, correcção participada, e  ombreia de igual para igual com os professores, na sala de aula; melhora o clima de aprendizagem na turma.
    10) com alguns TPC exibidos, colhe a admiração e respeito dos colegas; aprende a competir de forma saudável.
    11) ...
    12) ...
    Na minha opinião, os TPC, nunca são muitos e todos são úteis. Por isso existem livros auxiliares e compêndios de exercícios. Para não nivelar por baixo, a referência para a extensão dos TPC, deve ser sempre o nível/capacidades (ressalvo a subjectividade contida no que afirmo...) dos "melhores" alunos na turma. Depois, não sendo necessário que um aluno faça todos os TPC, também não será necessário que se corrijam todos. Para gerir os tempos de estudo e aulas, nem os alunos têm um "Resolómetro" nem os professores, um "Corretómetro" ! Parte da correcção pode ser imposta por uma tarefa considerada pertinente, outra parte por uma tarefa sugerida por alunos com dificuldades, a resolução de outros exercícios, solicitadas aos alunos "mais fracos" ... com critérios bem ponderados. Os TPC, são sempre úteis porque colocam os alunos em novas situações problema/dificuldade e são convidados à sua solução/ultrapassagem.
    E, sim, Ana Maria, os TPC são para ser resolvidos ou feitos, em qualquer lugar e qualquer hora serve para serem feitos. Sem pressões! Já agora, não vejo mal algum em ajudar na realização dos TPC. Contraproducente e desastroso, é sim, fazê-los ou mandar a quem os faça.
    Para que não haja lugar a más interpretações, nem azo a deduções enviesadas, lembro que, no nosso sistema de ensino, os alunos são avaliados/classificados em escalas de 1 a 5 e de 1 até 20; porque será?
     
  • Imagem de perfil

    Lina 18.09.2014

    Serra Brava, ensina? Gostaria de saber. Fiquei com essa ideia do que li, mas gostaria de ter a certeza.
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Arquivo

    1. 2023
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2022
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2021
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2020
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2019
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2018
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2017
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2016
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2015
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D
    118. 2014
    119. J
    120. F
    121. M
    122. A
    123. M
    124. J
    125. J
    126. A
    127. S
    128. O
    129. N
    130. D
    131. 2013
    132. J
    133. F
    134. M
    135. A
    136. M
    137. J
    138. J
    139. A
    140. S
    141. O
    142. N
    143. D
    144. 2012
    145. J
    146. F
    147. M
    148. A
    149. M
    150. J
    151. J
    152. A
    153. S
    154. O
    155. N
    156. D
    157. 2011
    158. J
    159. F
    160. M
    161. A
    162. M
    163. J
    164. J
    165. A
    166. S
    167. O
    168. N
    169. D
    170. 2010
    171. J
    172. F
    173. M
    174. A
    175. M
    176. J
    177. J
    178. A
    179. S
    180. O
    181. N
    182. D
    183. 2009
    184. J
    185. F
    186. M
    187. A
    188. M
    189. J
    190. J
    191. A
    192. S
    193. O
    194. N
    195. D
    196. 2008
    197. J
    198. F
    199. M
    200. A
    201. M
    202. J
    203. J
    204. A
    205. S
    206. O
    207. N
    208. D
    209. 2007
    210. J
    211. F
    212. M
    213. A
    214. M
    215. J
    216. J
    217. A
    218. S
    219. O
    220. N
    221. D