Então, vamos lá falar do Festival da Canção
Desde Guimarães, berço da deslocalização do Festival da Canção, aqui fica uma espécie de ranking das minhas canções preferidas.
Aquelas que foi amor à primeira audição:
O Jardim, Cláudia Pascoal
Foi a que me chamou mais a atenção na segunda semifinal, tem um bocadinho de tudo - uma música linda, a interpretação, a letra fácil de apanhar.
Zero a Zero, Joana Espadinha
Dá-me vontade de bater o pé.
O Voo das Cegonhas, Lili
Caiu-me no goto e a cantora estava linda na segunda semifinal (também gosto dessa parte).
Patati Patata, Minnie e Rhayra
Paulo Flores, o compositor, dizia que a frescura das meninas contava muito para a canção e é capaz de ter razão.
Aquelas que se foram entranhando:
Para Sorrir Eu Não Preciso de Nada, Catarina Miranda
É um bom mix: canção muito linda, interpretação impecável, uma cantora que dá nas vistas e tem a sua forma de fazer as coisas. Mas só caí nela durante a semana.
Sem Título, Janeiro
Só aceitei que era uma canção mesmo top 5 quando, um destes dias, acordei a cantar o refrão. Revi o vídeo e está impecável a mis-en-scène: a fita na cabeça, o fato macaco, o cantor giro, cantar sentado com a guitarra, a coluna atrás, os grandes auscultadores.
Anda Estragar-me os Planos, Joana Barra Vaz
Mais uma que só me conquistou já depois de ter passado a semifinal. Adoro a letra, gosto da música e só precisava que a cantora me convencesse quando a vejo. Fora isso, 12 pontos para o uso do amarelo, a fazer pandant com a compositora Francisca Cortesão e o autor da letra, Afonso Cabral.
Aquelas que estão na zona cinzenta:
- Só Por Ela, Peu Madureira
Foi a canção mais votada pelo público na primeira semifinal, estou a ouvir a canção e gosto, vejo o intérprete e parece-me que tem qualquer coisa, mas não posso gostar de todas da mesma maneira, não é?
- Amor Veloz, David Pessoa
Gosto muito da canção, tem ali vários coisinhas a tocar que me agradam, mas precisava que o cantor agarrasse nisto com mais confiança.
Aquelas em que o artista fez a canção:
Para te Dar Abrigo, Anabela
Bandeira Azul, Maria Inês Paris
Acontece a ambas a mesma coisa: a interpretação dá à canção um tchanam.
Aquelas que não me dizem grande coisa:
Sem Medo, Rui David
Sunset, Peter Serrado
Mensageira, Susana Travassos
Eu gostava da canção do Diogo Piçarra e tendo passado agora por ela agora mesmo acho que a Tamin, com a canção da Capicua, também podia ser finalista, mas são estas as 14 que temos e ainda não é claro quem ganha. Vamos a isto.