Deixemos passar a roupa unissexo
Um dos argumentos que mais ouvi durante o célebre Happy Meal Gate tinha a ver com roupa de homem e de mulher. Entre o queres ver que um dia vai deixar de haver roupa masculina e feminina e o há roupa para homens e mulheres também pode haver brinquedos para homens e mulheres. Como escrevi então, a evolução da moda diz-nos há muito, desde o início do século XX, pelo menos, que é nesse sentido que caminhamos.Não só isso. Diz também que estão em vantagem as mulheres muito altas, magras e de ancas estreitas. Donde, o aparecimento da chamada beleza Kardashian, na linha do estilo já insinuado por Jennifer Lopez, é uma pedrada no charco.
Pois, há mais do que isso. Estamos a assistir a um momento de convergência mesmo. É o que descreve hoje a Monocle: "As fashion labels such as Burberry and Bottega Veneta forfeit their menswear shows in favour of mixed-gender catwalks to take place during womenswear week, it’s affecting more than just front-row attendance. The economic decision – menswear shows are expensive for large luxury groups – will likely have creative consequences too. Some labels have different creative directors and approaches for men’s and women’s collections; mixed shows could force designers into more creatively coherent lines. But this also brings notions of gender into the picture. Yesterday’s Gucci show in Milan was the last that the Italian label will dedicate solely to men and, with a show presented by Alessandro Michele (pictured), who is already known for bold gender-fluid designs, it seems as if clothing that blurs the line is now on the cards for even the most established brands."