Bom dia, vinha cá pressionar-vos com o certo e o errado na infância
Qual é a idade certa que para deixar a chucha? Neste post fala-se sobre as vantagens e inconvenientes da melhor amiga das nossas crianças e dão-se achegas úteis aos pais. A mim descansaram-me. Vou mais que a tempo de tirar chupeta à Teresa, que já tem quase três anos e meio (tem sido uma decisão adiada por causa da operação e outros pequenos eventos que se aproximam.
Porém, eu nem queria falar sobre chuchas. Era sobre esta necessidade que temos, nós, pais, de estabelecer limites e datas para traumatizar os nossos filhos. Quanto mais tempo passa mais acho que é muito importante respeitarmos o ritmo dos nossos filhos. Às vezes, eles simplesmente QUEREM fazer as coisas mais tarde. Reconheço as inúmeras vantagens de forçarmos a pequenada a algumas atividades -- o que seria se não lhs disséssemos para lavarem os dentes ou comerem com talheres? -- mas, como em tudo, a moderação e equilíbrio são essenciais. E não stressar demasiado se as crianças passam um bocadinho do tempo regulamentar.
No caso da chucha, em concreto, se, como diz a Teresa Mendonça, a idade ideal é entre os 4 e os 5 anos, se o fizerem às 5 e meio haverá drama? Lembro-me muito bem de adorar a minha chucha e de como foi triste separar-me dela. Da minha experiência diria que o mais importante é mesmo falarmos com os miúdos, ensinar-lhes mesmo que a chucha é um objeto sem o qual podem passar. E compensá-los. Perder algo de que se gosta muito merece muita atenção e, às vezes, realmente somos brutos a lidar com estas perdas que só são insignificantes para nós adultos. [só começarei a fazer moralização anti-chucha em meados de fevereiro]