Tempo de Antena: Loja do Rotaract Club Lisboa-Olivais
[Parêntesis para dizer que se a Ana Graça e o seu projeto aparecem aqui hoje, primeiro dia do Advento, não é por acaso. É porque é também um projeto de solidariedade]
Basicamente, a história desta nossa "lojinha" surgiu por necessidade de angariarmos fundos para podermos aplicar em ajudas para instituições. O nome da loja, Loja do Rotaract Club Lisboa-Olivais, não é à toa. O Rotaract Club Lisboa - Olivais existe mesmo, faz parte de uma ONG a nível mundial e os seus membros são pessoas interessadas em ajudar o próximo.
(O Rotaract Club é uma organização internacional de jovens com idades compreendidas entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da liderança e a melhoria do bem estar da comunidade. )
Como para cada projecto que fazemos, é preciso dinheiro (como em tudo na vida), pensámos numa maneira diferente de podermos angariar esse dinheiro, sem termos de o pedir às pessoas, sem nada em troca, como acontece muito com vários tipo de associações. Decidimos pôr mãos à obra e com o que sabíamos, criar peças que as pessoas gostem e usem. Desta maneira, qualquer pessoa pode comprar uma peça a um preço em conta e ao mesmo tempo ajudar. E em 2007 nasceu esta lojinha, em que duas de nós criamos as peças com muito gosto.
O tipo de projectos que fazemos é variado, tanto como as instituições/associações que já (e ainda) ajudamos. O último que conseguimos, foi para uma associação de animais, a Focinhos e Bigodes, para a qual conseguimos comprar duas casotas para cães, para se poderem abrigar no inverno. Por vezes, a ajuda pode ser pouca, mas para cada instituição que precise já é uma ajuda enorme. Instituições como A Casa dos Rapazes, a Comunidade Vida e Paz, Elo Social, a C.A.S.A, Focinhos e Bigodes, Centro de dia dos Olivais e das Laranjeiras, entre outras, são exemplos de com quem já pudemos fazer algum tipo de projecto, seja na angariação de algum tipo de material que tivessem necessidade, algum tipo de convívio com os respectivos utentes ou até mesmo apenas mais uns pares de mãos para ajudar.
Este conteúdo é da exclusiva responsabilidade dos intervenientes.