10 estúpidos erros adolescentes
1. Sexo sem protecção.
É o que se chama o jackpot da parvoíce, visto serem dois problemas num só: gravidez e doenças sexualmente transmíssiveis. Entre uma e outra, escolho a primeira. Não é que me apeteça ser avó antes dos 50, mas uma criança sempre tem solução (educa-se e pronto). O resto é mais complicado. Ainda assim, sublinho, nenhuma das duas. Ter um bebé antes de se saber que o dinheiro não nasce por geração espontânea nas caixas de multibanco é o primeiro passo para viver uma vida muito chata. É ver o programa 16 and Pregnant...
2. Drogas.
Claro que uma pessoa é livre de gastar o seu dinheiro no que quer. Mas para isso é preciso que o tenha e eu não dou mesadas para isso. Claro que uma pessoa é livre de degradar o seu corpo publicamente. Claro. Mas que graça é que isso tem?
3. Beber e conduzir.
Miúdas, acreditem, não sou tão púdica que pense que nunca vão tocar num whisky ou numa caipirinha. Ou que num dia qualquer não vão ficar com os copos. E se a zona de Santos continuar in, que remédio senão lá ir deixar-vos com os vossos amigos... Máxima liberdade, máxima responsabilidade. Coisinha completamente diferente é pegarem num carro nessas condições. Acho que se percebe porquê: ah e tal, podem matar-se; ah e tal, podem matar outra(s) pessoa(s). E, já que falamos neste assunto, o que irritam aqueles bêbedos que insistem porque insistem em serem eles a guiar apesar de não terem condições? Se soubessem a graça que acho... Não bastava beberem, ainda fazem figura de parvos.
4. A escola não serve para nada.
Não é tudo, mas é mais que meio caminho andado.
5. O primeiro amor é para sempre e que nunca se vai gostar de mais ninguém.
Até pode ser, não vamos agora fechar as portas. Pensar demasiado em rapazes também é má política. É tempo perdido que pode ser gasto em actividades mais úteis.
6. Os pais não têm noção de nada.
Não sabem da missa a metade, é certo, mas não é por acaso que, à medida que vamos crescendo, vamos ficando cada vez mais parecidos com eles.
7. Só acontece aos outros.
Wrong! Mas também não acreditem que só vos acontece a vocês.
8. Deixar para amanhã o que podem faze hoje.
Também é um erro quando se cresce, portanto quanto mais cedo aprenderem melhor.
9. Não ter auto-estima
É um dos mais graves erros que se cometem e a raiz de muitos males. Por mais parvo que pareça: se não gostarem de vocês mesmas quem gostará? (como dizia o velhinho anúncio do leite Matinal)
10. Pensar que o que se faz aos 15, 16 ou 17 anos não tem repercussão no que serão aos 30.
Tem. Acreditem que tem.