Caixas prioritárias para grávidas e pessoas com crianças de colo
As caixas prioritárias para grávidas, pessoas com crianças de colo e deficientes são exclusivo de apenas alguns supermercados (da minha experiência: continente, jumbo, pingo doce) e cada um faz como entende. Há quem chame, há quem ignore, há quem ajude e do lado de cá há quem deixe passar, quem seja uma simpatia, quem assobie para o lado e quem seja genuinamente distraído. Mas nunca nada foi tão bom como o que vi no continente.
Portanto, estou a pagar numa caixa exclusiva para grávidas e pessoas com acompanhantes de colo e uma senhora de uns 50 anos olha para a placa, borrifa-se para o que diz e mete as coisas no tapete. Atrás dela, uma senhora com uma criança ao colo e umas olheiras de meio metro, mete as coisas.
A rapariga da caixa acaba de me atender e diz à senhora: "esta caixa é só para grávidas e para pessoas com crianças ao colo" e ela começa a dizer qualquer coisa como "eu também tenho direitos". E então sai-se com esta pérola: "Eu também estou grávida".
Escusado será dizer que o resto das pessoas, incluindo eu, ficámos a olhar, incrédulas, para ela. É preciso ter lata! Bem lhe respondeu a rapariga da outra caixa, que saiu em socorro da colega. "Fica à sua consciência". Infelizmente, para gente capaz de se pôr à frente de uma mulher com um miúdo ao colo a consciência não interessa muito.